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SOLUÇÕES versáteis para formulações MAIS SAUDÁVEIS em produtos lácteos

Rafaela Manso – Gerente de Desenvolvimento de Negócios

Denise Schneider -  Gerente Técnica Regional - Lácteos

Artigo publicado na revista Mais Leite - ed.74/abril 2018

 


Atrair novos consumidores é uma tarefa cada dia mais desafiadora, tendo em vista o mercado com-

petitivo e o cenário econômico. Entender o consumidor e as tendências de mercado nos ajudam a orientar os novos desenvolvi- mentos rumo à diferenciação de produtos através de apelos de saúde & bem-estar, indulgência e com posicionamento pre- mium, que desfocam das categorias in- dividualmente e criam novas ocasiões de consumo e recorrência de compra.

Para os consumidores atuais, que estão cada vez mais ocupados e envolvidos em rotinas complexas, comer de forma sau- dável é muito importante e cada vez mais difícil. Mesmo assim, ainda procuram gu- loseimas indulgentes e até mesmo opções personalizadas para suas necessidades. Neste contexto, as empresas de alimentos que oferecem formatos convenientes, nu- tritivos e prazerosos irão ganhar os con- sumidores e fidelizá-los.

Não podemos esquecer também que permeando todo este cenário está o im- pacto financeiro e a competitividade. O desafio da indústria é atender a todas estas novas demandas, mantendo qualidade e desenvolvendo produtos acessíveis aos consumidores.

A Ingredion pode auxiliá-lo a criar produtos que promovam essas novas experiências sensoriais, aliando saúde e competitividade.

Nutrição, Saúde & Bem-estar Produtos lácteos são, de maneira geral, reconhecidos pelo aporte nutricional e por serem considerados snacks saudáveis quando comparados a outros produtos. No entanto, outras categorias como pro- dutos de panificação, focaram esforços no desenvolvimento de ofertas mais sau- dáveis que conquistaram mercado como outras opções de lanches saudáveis. Em linha com o crescimento dessas opções por produtos saudáveis, os produtos lácteos encontram oportunidades para avançar em lançamentos posicionados para a saúde & bem-estar, agregando valor e diferencian- do seus produtos.

É importante também destacar que os con- sumidores estão cada vez mais informados e preocupados com o que consomem. É uma tendência global, e com evidências fortes no Brasil, que os rótulos estejam cada vez mais claros e limpos. Consumidores começam a se interessar por lista de in- gredientes menos complexas e preferem rótulos claros com ingredientes familiares e, remetendo a produtos menos processados

e mais naturais. Existe também uma pre- ocupação crescente com a origem dos produtos, processo produtivo e toda uma preocupação com sustentabilidade.

Dentre as propostas trabalhadas pela Ingredion neste cenário, encontram-se as tecnologias abaixo mencionadas:

Linha de amidos nativos funcionais NOVATION™ e farinhas HOMECRAFT™ de diferentes bases, que apresentam resistência a processos e estabilidade durante shelf-life em diferentes temperaturas. O amido NOVATION ENDURA™ 0100 foi desenvolvido para suportar condições mais severas de processo, mantendo sua integridade granular. Testes sensoriais com painel treinado mostraram que, mesmo quando submetidos a parâmetros e processamento severos, o perfil sensorial de iogurtes produzidos com NOVATION ENDURA™ 0100 não difere de iogurtes produzidos com amidos quimicamente modificados. (Figuras 1 e 2)

Permitem rotulagens mais simples, sem comprometer a qualidade do produto final. Versões orgânicas disponíveis. Todos os produtos deste portfolio são non-GMO.

Concentrados proteicos e farinhas de leguminosas secas (pulses) VITESSENCE® e HOMECRAFT™ permitem incrementar o aporte de proteínas ou desenvolver versões alternativas ao leite.

Versões clean taste estão disponíveis e são especialmente importantes para as aplicações lácteas, onde o sabor mais neutro é requerido.

A fibra solúvel NUTRAFLORA® é um oligossacarídeo de cadeia curta e permite

desenvolver produtos mais saudáveis focados na saúde digestiva.

A NUTRAFLORA® é aprovada como fibra prebiótica e tem ainda estudos que demonstram o aumento a absorção de cálcio no organismo. Além disso, confere equilíbrio de dulçor bastante vantajoso com adoçantes intensivos em formulações reduzidas em açúcar.

Adoçantes à base de estévia, ENLITEN®, possuem diferentes concentrações de Reb A e se adequam a diversos níveis de redução de açúcar com perfil neutro de dulçor. Diferentes polióis são também excelentes ferramentas para reduzir açúcar, como é o caso do xarope de maltitol POLYGLOBE®. Além disso, a Ingredion conta com um extenso portfolio de agentes de corpo para repor a funcionalidade tecnológica e textura do açúcar.

Indulgência & experiência sensorial

Textura é um atributo adicional para di- ferenciação de produtos e tem sido cada vez mais explorada para comunicar um novo posicionamento ou para trazer novas experiências sensoriais aos consumidores. É crescente a busca por produtos indul- gentes e premium, que remetam a texturas mais sofisticadas, como é o caso de texturas aeradas, ou então texturas com a percep- ção de cremosidade e recobrimento na boca aumentadas. Produtos com camadas de texturas diferentes também têm surgido neste universo, promovendo diferentes experiências em um único produto.

O aumento na percepção de cremosidade, por exemplo, pode ser atingido através da utilização de amidos e maltodextrinas especiais da linha N-DULGE®, que agem como co-texturizantes combinados a ami- dos base. Estes ingredientes são capazes de mimetizar a palatabilidade da gordura láctea, sem que seu teor seja aumentado. Ou seja, é possível promover texturas mais indulgentes sem prejudicar o balanço nutricional do produto final. Além disso, os di- versos tipos de co-texturizantes promovem diferentes tipos de textura, muitas vezes sem requerer alterações nas condições de processo já empregadas Isso é muito interessante para diferenciar textura de forma simples e prática.

 

O gráfico ao lado representa um mapa de textura em sistemas lácteos, onde diferentes co-texturizantes foram aplicados à uma base contando um amido de viscosidade comum e, todas as amostras foram submetidas à uma mesma condição de processo. Os resultados são surpreendentes: produtos finais com texturas únicas e distintas, sem complexidade.

Benefícios muito similares para diferenciação de textura também podem ser adqui- ridos através do portfolio de texturizantes clean label NOVATION™, confirmando que mesmo produtos com rotulagem simplificada podem ainda ser indulgentes.

Na aplicação em sorvetes, cremosida- de também é um atributo que tem sido bastante explorado. Cada vez mais en- contramos no mercado produtos com posicionamento mais indulgente ou versões premium. No entanto, garantir que a textura seja mantida ao longo da cadeia de frio é um desafio grande. O degelo de sorvetes e a formação de cristais de gelo acarretam em inúmeras reclamações de consumidor e em uma experiência de consumo frustrada. A Ingredion possui in gredientes que controlarão o derretimento São muitas as formas de trabalharmos com redução de custos na indústria de laticínios. A Ingredion busca entender tanto a formu- lação quanto os processos industriais para que a redução de custos seja trabalhada de forma holística.

Podemos citar como exemplo a substituição de sólidos de leite em diversas aplicações, como bebidas lácteas, sorvetes, queijos e leite condensado. Para cada uma das aplicações, a Ingredion irá entender os requerimentos técnicos específicos e indicar a melhor solução. Dentro das soluções para redução de custo em queijos processados, os ingredientes da família PRECISA™ 600 series conseguem reduzir significativamente os custos das formulações de queijos processados e produtos à base de queijo, mantendo as principais características e atributos sen- soriais do produto como derretimento, elasticidade, sabor, textura, “fatiabilidade" e “ralabilidade”.

Outro exemplo de aplicação são os amidos da linha SNOW-FLAKE® em mistura láctea condensada, onde é possível chegar a níveis significativos de redução de custo, sem alterar as características finais das principais aplicações culinárias.

Solucione seus desafios

Filter by:

Redução de calorias

Eliminar para melhorar sabor e textura

Alimentos funcionais

Fortalecendo uma melhor nutrição

Controle de Peso

Ajude os consumidores a terem sucesso no controle de peso

Nutrição Infantil

Estimule a nutrição em seus consumidores mais jovens

Saúde Digestiva

Fibras que promovem saúde e uma saborosa experiência.

Nutrição Clínica

Alternativas para o bem-estar dos pacientes com condições específicas de saúde

Gerenciando a Saúde

Desenvolva produtos para ajudar os consumidores a gerenciar desafios de saúde relacionados à glicemia

Gerenciando Energia

Contribua para a qualidade de vida dos consumidores que precisam de ajuda para gerenciar energia.

Natural e Simples

Menos é mais. Ofereça aos consumidores exatamente o que eles estão procurando

Clean Label

Ingredientes naturais e consumidores felizes

Orgânico

Ingredientes feitos a partir de matérias-primas com certificação orgânica

Livre de alergênicos e aditivos

Encante seus consumidores com produtos "livre de" sem comprometer sabor, textura e funcionalidade

Menos produtos químicos

Substitua os polímeros sintéticos para biopolímeros e reduza o impacto ambiental

Non-GMO

Ingredientes certificados que permitem rotular seus produtos como "Non-GMO"

Economia em Formulações

Economia, o ingrediente principal para as suas formulações

Economia na Fabricação

Aumente sua margem de lucro com eficiência de processo

Experiência gastronõmica

Ofereça indulgência em seus produtos

Sensações - Cabelo e Pele

Suavidade e hidratação para a pele e os cabelos dos consumidores mais exigentes

Sabor fresco

Ofereça produtos processados minimamente

Desempenho funcional

Adicione funcionalidade e qualidade a seus produtos

Melhore o Processo

Garanta a qualidade e a eficiência do seu processo

Conveniência

Facilite a vida de seus consumidores com alta qualidade, produtos fáceis de preparar

Estabilidade

Entregue estabilidade desde o conceito até o consumo
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